Sempre quis conhecer a sauna onde foi rodada uma cena do filme alemão O Triângulo, que vi no Brasil há bons meses. Pensei - e o filme tenta fazer crer isso - que fosse no complexo aquático Arena, que fica numa área atrás do que foi o muro. Mas, não. La tem uma bela piscina, instalada no meio do rio Spree, com bares, solarium, mas a locação - como diria o Valdir - foi mesmo em outro lugar: no Liquidrom, em Kreuzberg.
Daqui até lá são apenas 4 estações numa mesma linha. Portanto, não mais do que 15 minutos. Com o endereço na mão, desci na estação certa e acompanhei a numeração decrescente. Esqueci que Berlin não segue a lógica de numeração normal das ruas e fui bater numa imensa praça, depois de andar umas três quadras e ainda estar no número 70! Antes de quebrar a cara de novo, achando que a rua poderia prosseguir depois da imensa praça, pedi informações a um cara que bebia uma cerveja num banco da praça. Muito simpático, me disse que o número 10 era na outra extremidade da rua e que ele já havia estado no Liquidrom.
Seguiu comigo rua acima (ou seria abaixo?), contando-me que era jardineiro que havia feito os jardins de um grande parque que fica na mesma rua. Ofereceu-me cerveja e logo se despediu entrando num prédio onde disse morar. Pensei, um jardineiro morando neste prédio legal? Só mesmo na Alemanha… Logo, logo chegaremos lá pelas mãos da tia Dilma…
O Liquidrom é uma espécie de sauna/spa. Você paga19,50 euros por duas horas e o preço vai aumentando à medida em que voce vai ficando por lá. Se você não levar, pode alugar toalha, chinelos e até sunga. Tentei ser prevenido, mas acabei esquecendo a sunga. Morri com 3 euros. Mas, vale a pena. É uma construção moderna, com design arrojado em cimento aparente e madeira. O que a difere das demais é a piscina maior, que foi palco da cena do filme. É uma sala quadrada, escura, com arcadas enormes, iluminadas com luzes vermelhas, verdes e amarelas. Até aí tudo meio que bem. O melhor é que a música se ouve embaixo d`água, nitidamente. A água beira os 26 graus e é salgada. Então, todo mundo fica boiando com aqueles macarrões, e a cabeça submersa na água para curtir o som, que muitas vezes é feito por um Dj renomado.
O restante são pequenas piscinas de água morna salgada, sauna seca e vapor, onde todos devem entrar SEM ROUPA, homens, mulheres e crianças. Um balcão imenso serve de mesa para petiscos, pratos rápidos, e bebidas alcoólicas ou sucos. Pena que a sopa havia acabado. Pedi vinho. Há massagens com mel e uma sala com parede de tijolos de sal. Tudo envolvido por uma música meio zen.