Minha lista de blogs

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O TEMPO


Saí de São Paulo com tempo frio e  sentindo no corpo um início de resfriado.  Pensei: ainda bem que tenho direito a seguro de saúde por ter comprado a passagem pelo Visa Prime, uma coisa que pouca gente sabe e que resulta numa economia de bons 300 reais!. Não foi preciso, embora até agora uma tosse seca me incomoda, mas os demais sintomas passaram graças a ingestão de antigripais trazidos do Brasil. Aqui, é possível comprar alguns medicamentos leves nas Apothekes, porque quem atende são pessoas com formação superior, o que equivaleria a nossos farmacêuticos. Hoje mesmo, fui a um a delas para comprar algo contra a tosse. Um senhor muito prestativo de indicou pastilhas Silomat, adquiridas no ato por pouco mais de 7 euros.

Na verdade, o tempo tem estado frio, com temperaturas variando entre 14 e 18 graus. E ainda tem uma chuvinha bem sem graça e atípica para o verão alemão. Portanto, os programas tem sido, como diria minha vizinha da Joaquim Antunes, "in-doors". A exposição do fotógrafo Helmut Newton no Museu da Fotografia foi um deles. Nem precisa dizer que passei horas curtindo os nus do mestre. O museu fica bem perto do ap, na direção da estação Zoologischer Garten, uma zona lotada de turistas de todo o mundo.

Na volta, me protegendo da chuva com meu guarda-chuva, fui almoçar num restaurante com buffet de comida chinesa. Fica numa galeria/passagem que tem uma das suas saídas para a tradicionalmente chic rua Fasane. O preço do buffet? 8,90 euros para comer à vontade, com sobremesa e sorvete incluídos. Dali, voltei pra casa, liguei a TV e estava passando um documentário maravilhoso sobre a era Beat na antiga Alemanha do Leste,  chamada em alemão de DDR. Foram entrevistados jovens que tentaram a todo custo seguir a moda do chamado mundo capitalista, driblando, como podiam, a vigilância da Stasi, para ouvir Beatles e Rollings Stones.

A programação de TV é tudo menos engraçada, como no Brasil. São filmes, documentários e alguns canais com programas de auditório onde pessoas respondem perguntas inteligentes. Mesas-redondas sobre temas polêmicos também tem de sobra. Ontem, tomei um susto, quando zapeando parei num canal que passava um documentário francês sobre o Corinthians, mostrando imagens de uma partida onde se viam faixas com dizeres "Adeus, Doutor Sócrates". Pena que já estava no fim.

Nenhum comentário: