Minha lista de blogs

domingo, 30 de setembro de 2012

ACARAJÉ COM KEBAB




Que me desculpe, quem veio e gostou, mas Istambul ainda vai ter de melhorar muito. Como no Brasil, só alguns poucos falam inglês. Portanto, se você
se perde (e eu adoro me perder em cidades desconhecidas!), de nada adianta abordar um nativo, que ele vai responder em turco e você vai ficar "a ver mesquitas". Também eles não têm a menor disposição para informar onde fica um ponto turístico, mesmo que este se encontre a 100 metros do seu nariz adunco. Tive esta experiência várias vezes, uma delas quando buscava o tal Gran Bazaar, que, na verdade, estava pertíssimo, era só seguir os ambulantes…

Para não dizer que sou cruel, admito que a cidade poderia ser uma Salvador (BA) da Turquia, com seus ambulantes, entre os quais se incluem vendedores de milho assado, barraquinhas de frutas, de castanhas, de romãs enoooormes,  de doces,de sorvetes caseiros, sem falar dos famosos Kebabs ou Kebaps exalando seu perfume característico por toda a cidade e do trânsito tipo vale-tudo sem qualquer respeito a nada. Nessa luta-livre, a população adquiriu a extrema habilidade de se desviar de qualquer tipo de automóvel, seja ele ônibus, caminhão ou táxi. Eles passam a centímetros do pedestre, que nem sequer se assusta. Confesso que já consegui um façanha desta e saí ileso.


Como na Bahia, a comida tem um tempero forte mas a carne é sempre de carneiro, lembrando muito a gastronomia grega. Nos restaurantes típicos, é possível se comer razoavelmente bem por 20 Liras, desde que vc não tenha um nível de exigência muito alto. Convém sempre perguntar o preço antes, porque eles costumam aumentar o valor quando veem sua cara de turista desavisado. Se quiser ser nacionalista, anexe o nome Brasil ao de um tal de Alex, que deve ser um jogador de futebol brasileiro popular por estas bandas. Eles vão abrir um sorrisão e você passa por simpático.

Portanto, substitua as muçulmanas por baianas, o acarajé pelo Kebab e as mesquitas pelas igrejas e você terá uma perfeita Salvador aqui do lado do Bósforo!

Nenhum comentário: