Minha lista de blogs

sexta-feira, 19 de julho de 2013

HELSINQUE, VERAO DE 2013


LagoTöölö
Helsinki não é uma San Petersburg. Mas está longe também de parecer com sua vizinha Oslo (Noruega) , que pouco tem a oferecer. A arquitetura sofreu forte influência russa, no sentido mais estereotipado que temos daquele país. Fora a parte próxima ao cais, os prédios tem uma dureza e uma simplicidade meio franciscana, como diria uma amigo meu. Ou seja, sem arabescos ou preocupação com a beleza, como nós a entendemos. Porém, às margens do mar Báltico (Golfo da Finlândia), a riqueza de detalhes de uma arquitetura rica se sobressai. As igrejas são, não importando de que religião, belas. A Upenski tem um interior belíssimo! Mesmo as edificações mais comuns tem um estilo especial.

Deixei Berlin num voo da Airberlin, cujo pacote de 3 pernoites a pouco mais de 300 euros, com hotel e aéreo incluídos, não extrapola um budget econômico. Depois de pouco mais de 90 minutos, desembarquei no (modernéssimo) aeroporto de Helsinque. Ok, o hotel que escolhi - Arthur - é um 3 estrelas honesto (café da manhã incluído), fundado no início do século passado e com tudo que aquela época podia oferecer. O atendimento é cortês, em inglês fluente, na maioria das vezes. A menos que te confundam com um local e aí vem o indecifrável finlandês. Melhor responder já em inglês. Não tentei responder em alemão, embora o Wikipedia diga que 18% da população fala este idioma, em Helsinque. 

Na verdade, soube que muitas das placas - na verdade, a maioria - é escrita em sueco e finlandês e, dependendo de onde a maioria falante de um dos idioma domina, ela vem em primeiro lugar ou em segundo. Afinal, a Finlândia foi dominada por vários povos e muitos ficaram por lá e hoje têm o direito de ter toda a comunicação visual em seu idioma. Bom a gente saber que a democracia linguistica sobrevive. Sem problemas, civilizadamente.



Já da janela do avião, se percebe a grande quantidade de árvores, parques extensos, comuns em cidades desenvolvidas, que tem respeito pela natureza e pelo cidadão. Uma dia, aprenderemos isto, se é que Deus é brasileiro, como dizem.



Nenhum comentário: