Minha lista de blogs

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

POLINÉSIA - PARTE 3

MARURU MOOREA
Nunca antes na história da minha vida havia feito um voo tão curto. O bimotor da Air Moorea, com fuselagem pintada com flores amarelas, e capacidade para apenas 20 passageiros, entre eles eu, não levou nem 5 minutos  para fazer o trajeto Papeete-Moorea. Lá de cima, e abaixo de uma massa cinzento-escuro de nuvens ameaçadoras, eu me perguntava se uns braços tipo Cielo não venceriam fácil aquela travessia de mar azul anil! Ah, com certeza!
É que não sou piloto de aviões. Porque naquelas condições atmosféricas, com chuva forte e nuvens mal  humoradas, eu adiaria o voo. Mas, não. Nosso heróico comandante não deu o menor cartaz para o mau tempo e empurrou o manche para decolagem.  Aviso aos navegantes menos aventureiros: a sensação é a de que estávamos voando de asa delta. Lógico que tentei me imaginar num Boeing. Mas nem deu tempo para viajar nesta história. Poucos minutos e já descíamos por entre os coqueiros de Moorea. Maruru (obrigado, em taitiano), Sr piloto. Ele, como quase todos os nativos das ilhas, também usava a tal florzinha branca na orelha. Será que o perfume que emana ininterruptamente da Tiare  não seria um desodorante natural? Hummm... 
Dois sandubas valem mil francos polinésios
Preciso contar que antes de embarcar, a fome apertou e procurei guarida (essa é do tempo da minha avó) numa lanchonete no minúsculo aeroporto doméstico de Papeete. Um senhora (gorda, claro), com rosas no cabelo (claro, também) me fez um misto quente que me custou 500 francos polinésios (moeda local cuja cifra é CFP), ou seja,  pouco mais 4 euros. O que significa, R$ 9,80 por um sanduba mixo!  Pedi também uma garrafa pequena de água, que me saiu pela metade do misto quente. Não é para menos que a Polinésia é considerada uma das regiões mais caras para qualquer turista. No entanto, no hotel, o prato mais caro não passa dos 2.500 CFP, ou seja, coisa em torno dos 21 euros. Nada muito diferente de qualquer restaurante médio europeu. Ou mesmo de um brasileiro na região dos Jardins. O preço da conexão de internet é de 400 cfp por hora, algo perto dos 3,50 euros (mais de R$ 8 reais!!! Uau!!). Salve,  Brasil!!!


Nuvens ameaçadoras atrás dos chalés "sur palafites"

Nenhum comentário: