Minha lista de blogs

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

TRAWANGAN


Ao redor da ilha, praias totalmente desertas
A ilha é pequena e não tem carros nem motos. No segundo dia, aluguei por negociados 3,5 dólares uma bicicleta de cestinha para ser devolvida 24 horas depois. Não pediram qualquer documento, só perguntaram o nome do hotel e número do quarto. Também, quem vai fugir com uma bicicleta velha numa terra cercada de mar?

Pagamento adiantado, bicicleta liberada e lá vou eu contornar a ilha. Por cerca de 90%, a estrada é uma calçadinha bem conservada, só inundada pela areia em alguns pontos. A temperatura de  26 graus às 9h30 da manha fez o passeio ainda mais agradável, sobretudo na companhia permanente do mar em vários tons de azul. A água,  morna, limpa, salgada e transparente, extasia mesmo um habitante dos trópicos.

Carrocinhas com cavalos enfeitados. Negocie
Quem não sabe ou não quer moer as canelas em cima de uma magrela tem a opção das pequenas carroças com seus cavalos enfeitados. Cabem 4 pessoas e o preço é negociável levando em consideração a distância e o número de passageiros. Para contornar a ilha, um deles me pediu 150 mil rúpias, ou seja cerca de 15 dólares. Optei pela bike, muito mais barata.

A MÁQUINA DO TURISMO

Mais do que Ubud ou Lovina, as Gilis tem no turismo sua única fonte de renda. Portanto, nada é feito pelos seus lindos olhos. Por trás de toda a gentileza existe uma mal escondida sede de ganhar dinheiro.  

Vale tudo: massagens sérias, ou não, passeios de barcos, alguns sem qualquer garantia de retorno seguro, propostas suspeitas sussuradas ao seu ouvido, cursos de massagens de 2 horas de duração, de culinária, ou mesmo de surf para iniciantes. 
Bares ao gosto de todo turista...

Depois de umas horas, e diante daquele mar azul inesquecível, você relega tudo isso. E faz ouvidos moucos para as propostas. Como a ilha é pequena, logo todos saberão que você não cai na conversa deles. Aí, tudo fica mais tranquilo.

Trawangan e as duas outras ilhotas, Gili Meno e Gili Air deverão ficar insuportáveis em pouco tempo. A especulação imobiliária já faz Gili Air, a menor de todas, ver seus terrenos a beira-mar serem tomados por enormes residências, muitas delas sem qualquer estilo. Apenas modernosas. Os resorts também já estão chegando...inevitavelmente.






... praias idem. Depois do mergulho,  é só curtir o serviço de praia, com som legal de fundo. Desce uma cerva Bintang!

Nenhum comentário: