Minha lista de blogs

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

BERTHOLDO, QUE NÀO É BRECHT


Dia 26/07, por volta das 15h, desembarcou no Tegel nosso amigo Bertholdo vindo de Paris. Minha segunda visita - a primeira foi o meu amigo inglês no dia anterior -, encontrou Berlin sob um calor intenso, e um céu azulzinho. Peguei o ônibus 109 na Ku'damm para, após exatos 35 minutos,  chegar ao aeroporto. Num ponto de ônibus , o motorista abandonou a direção do veículo para abrir a porta central do ônibus, estender uma pequena plataforma para permitir a subida de uma cadeirante. Percebi que enquanto ele fazia isso, a fila para entrada no ônibus permanecia imóvel aguardando pacientemente a sua volta, mesmo com a porta aberta. A disciplina alemã é admirável. Em muitos outros lugares, jamais o motorista teria esta dedicação com um cadeirante, nem os passageiros o aguardariam em fila.

Desacostumados com condas de calor, os alemães não tem ar-condicionado em casa e nem no transporte público. Melhor foi então pegar um táxi do aeroporto até a Ludwigkirchstrasse, ao preço de 16 euros. Definitivamente, táxi não é um transporte caro em Berlin, se considerarmos que a viagem durou cerca de 20 minutos até Wilmersdorf. 

O  gaúcho Alex, do Café Copa Brasilien
Banhos tomados, levei o Bertholdo para fazer um reconhecimento da vizinhança. Subimos a Uhlandstrasse até a Kud'amm, passando pela extremamente turística Gedächtniskirche , a famosa igreja bombardeada e deixada em ruínas para que ninguém esqueça do fato. Dali, seguimos para Schöneberg, popular bairro gay da cidade.Lembrei do bar do Alex, gaúcho que instalou o café Copa Brasilien Deli, na Motzstrasse, para vender coxinhas, croquetes, guaraná, café e outras brasileirices.  Perguntei-lhe sobre o horário de funcionamento do comércio em Berlin. Explicou: o comerciante pode ficar aberto ininterruptamente, desde que feche por uma hora (difícil é controlar isso…). No mais, cada um pode faz seu horário. Portanto, convém observar o "öffnungszeiten" (horários de funcionamento) afixado nas portas dos estabelecimentos comercias. 

O café Magnifique, embaixo do meu prédio, por exemplo, abre às 7 e fecha às 17h. Já os supermercados fecham entre 21 e 22 horas (o Kaiser's), permanecendo apenas o Ulrich's aberto sem hora para fechar. Uma boa, para notívagos que passam pela estação Zoologischen Garten. Leve sua sacolinha ou pague 0,70 euro por uma nova no caixa.

Nenhum comentário: