Minha lista de blogs

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

GERMANIDADES 01


Berlin conta com pouco mais de 3,5 milhões de habitantes, mas tem muito mais linhas de metrô do que a superpopulosa São Paulo, que nem foi bombardeada (a não ser por governantes). Além das 10 linhas de metrô (estações sinalizadas com um U em fundo azul),  com suas 173 estações  num espaço de 146 quilômetros, a cidade tem os ônibus articulados ou de teto duplo (como os londrinos) e os Trams, que são os tróleibus, que circulam pelo que foi Berlin Oriental. Disseram-me que eles são um dos poucos indícios de onde era a DDR.

E, apesar de Berlin não ser uma Munique, como já comentei, a pontualidade do transporte público é surpreendente. Não para os alemães, porque há poucos dias um jornal de Berlin criticou em manchete os frequentes atrasos "de menos de 4 minutos" nos trens da linha S. Dizia a reportagem que APENAS 94% dos trens circulavam no horário! Como todo turista sabe, as estações  do metrô não tem catracas e compra-se o bilhete nas máquinas, quer sejam os simples , de 2,30 euros ou os que valem por uma semana ou mensal (74 euros). Os bilhetes simples valem por duas horas de uso em qualquer transporte público.Para quem permanecer mais tempo, vale a pena investir no mensal, que passa a valer a partir do momento em que é emitido, seja nas máquinas ou nos quiosques de jornais (nestes, só em espécie). Quem tem dificuldade com o idioma, aconselho comprar nos quiosques, onde se fala inglês.

Quem é cara-de-pau e ousa viajar sem pagar, pode ser surpreendido por um fiscal, que circula disfarçado de passageiro, e ter de pagar uma multa de 40 euros e ainda receber olhares atravessados dos demais passageiros que honestamente pagaram a passagem.

Paisagem da varanda do ap.: muito verde
Sei não, mas no quesito verde, é muito provável que a cidade ganhe de nossa João Pessoa. Praticamente, cada bairro tem seu parque e entre as ruas várias praças com árvores, muitas árvores, fontes (adoro!!!), bancos para descansar, observar, ler o jornal, namorar, tricotar com os vizinhos. E… banheiros públicos automatizados!!!!! Eles são lindos por fora e por dentro. Paredes  de aço escovado, eles permitem que o usuário, por 0,50 de euros, permaneça no seu interior por 20 minutos, tempo suficiente para fazer muita coisa. Ao inserir o dinheiro, a porta abre-se automaticamente e fecha quando se entra. Sim, dá uma sensação de claustrofobia sim. Mas, duvido que na necessidade, alguém vá pensar nisso. E o susto passa, quando se vê que há um botão em que o próprio usuário pode apertar para abrir a porta. Os 20 minutos são apenas o limite maximo de pernanência. A higienização é automática, assim que o usuário deixa a cabine.


Um comentário:

veralu disse...

Estive em um desses toaletes em Paris e quase não consigo fazer meu xixi. Como boa brasileira fiquei morrendo de medo daquela coisa encrencar e eu ficar trancada naquela capsula espacial e nunca mais sair.